sábado, 14 de março de 2009

O que é o cromossoma assassino?

No princípio do séc. XX surgiram os estudos da síndrome da supermasculinidade. Síndrome este que estava fortemente associada aos gangues americanos que matavam enumeras pessoas.


A síndroma da supermasculinidade resulta de uma mutação cromossómica, a nível numérico, que só afecta os homens.Os indivíduos afectados por esta trissomia XYY não apresentem malformações fisiológicas e morfológicas. A característica mais frequente é uma estatura mais elevada em relação aos indivíduos com a mesma idade. Podem também apresentar alterações do desenvolvimento motor, dificuldades de linguagem, dificuldades de aprendizagem ligeiras e alterações comportamentais, apresentam imaturidade no desenvolvimento emocional e menor inteligência verbal (dificuldades de concentração, hiperactividade).
Embora estudos efectuados, tenham concluído que havia uma relação entre esta trissomia e o grau de delinquência manifestada por alguns indivíduos: cerca de 2 a 3% dos delinquentes têm no seu cariótipo um cromossoma Y a mais – o chamado cromossoma assassino, o comportamento agressivo raramente constitui motivo de grande preocupação, uma vez que estes indivíduos aprendem a controlar-se.

Estes indivíduos são extremamente vulneráveis, têm pouca capacidade de decisão, alguma dificuldade em controlar as emoções e são impulsivos. É, no entanto, profundamente errado afirmar que estes indivíduos, só porque têm esta síndrome, são homicidas.

Não existe tratamento para esta anomalia genética. No entanto, indivíduos portadores de 47-XYY com distúrbios psicológicos podem receber apoio psicológico durante o seu desenvolvimento.

Um caso real: Estudo de Arthur Shawcross
Em 1972, Arthur Shawcross, de 26 anos, assassinou duas crianças, um menino e uma menina, em Watertown, Nova Iorque. Em virtude de os resultados dos exames à menina, que fora violada, serem bastante insistentes e dos restos do menino apenas terem sido descobertos seis meses depois, havia a possibilidade de não se poder fazer um julgamento de homicídio. Porém, chegou-se a uma solução de compromisso, sendo a acusação reduzida para homicídio involuntário em troca de uma confissão e Shawcross condenado a 25 anos de prisão.

Foi libertado sob caução em 1987, catorze anos depois, e estabeleceu-se em Rochester, Nova Iorque. Corpulento e de cabelo grisalho, em virtude do tempo passado na prisão, parecia já não constituir ameaça para ninguém.

Todavia, entre Março de 1988 e Janeiro de 1990, molestou sexualmente, assassinou e mutilou brutalmente pelo menos 11 prostitutas locais. Seria apenas quando um helicóptero da polícia o localizou, ao voltar do local do seu último assassínio, que Shawcross foi preso e acabou por confessar.

O psiquiatra Richard Kraus fez um estudo pormenorizado do caso. Verificara-se que Shawcross era portador do cromossoma XYY, uma anormalidade hereditária que se liga a um comportamento violento. A urina revelou um metabólito químico denominado criptopirrole que normalmente não existe nos seres humanos. Richard Kraus teorizou que a combinação destes dois factores tornou Shawcross numa “bomba ambulante” e incapaz de controlar as suas emoções em situações violentas.

Um bilhete escrito por Shawcross na prisão em que comentava o cromossoma XYY, é uma confusão de contradições grafológicas. A diferença entre o texto e a assinatura é surpreendente e indica uma personalidade reprimida e desviada.
O bilhete é escrito praticamente em maiúsculas, embora com as excepções consistentes do b, g e i. Isto demonstra que Shawcross queria ter a certeza de que o compreendiam, receando que a sua caligrafia fosse insuficientemente legível. Neste caso, é igualmente um sinal de imaturidade emocional e de instrução insuficiente, se bem que, ao mesmo tempo, ele dê mostras de possuir um vocabulário sofisticado, bastante bem escrito, e de ser um leitor razoável. As palavras alongadas e o espacejamento entre as letras simbolizam a quantidade de espaço pessoal exigido pelo individual, revelando que Shawcross não era propenso a manter relações sociais íntimas.
Sheila Lowe referira que a rigidez era um aspecto importante da caligrafia de Shawcross. Isto é característico de muitos criminosos encarcerados, pois são forçados a manter os seus impulsos violentos sob controlo. A maneira como certas cartas são escritas, bruscamente, com letras grandes ou saltando da linha, refere ela, sugere um comportamento anti-social impulsivo. A própria inclinação das letras para a frente, que muitas vezes é interpretada como um sinal de raiva interior, é inconsciente e constitui mais um sinal de uma personalidade transtornada e insegura

A carta:

"XYY- Fact or Myth
Most people were convinced that, without exception, the motivation’s behind the antisocial acts of violent people had their roots in poverty, broken homes,chicdhood traumas, parental neglect, or parental ineptitude. Sociologist insisted criminals were spawned primarily by social systems founded on injustice. Most psychologist appeared secure in belief that any neurosis or psychosis could be explained in terms of frendian or jungian theroy. But was it possible that some people were rotton from the start, hopelessly corrupt before environment had an opportunity to effect them? Was that a reactionary, medieval thought? It’s been said a great deal of a man with the XYY – is a genetically ordained criminal type that inspired so much scientific research over the past few years. Could it be some people can be born less human or civilized then others? Can it be caused by chemical or genetically reasons that no one yet has thought seriously about yet? This can be misinterpreted! If I am a genetic or chemical inferiority, than lets look into every aspect of others who may have what I do!
Was I born to do evil or trained?...
I am a special creature, born more or less than human…
Arthur Shawcross"

Sem comentários:

Welcome :)